Pular para o conteúdo principal

Pacientes com Diabetes: Protocolo de atendimento

Os pacientes diabeticos devem fazer raspagem de tartaro e limpeza dos dentes a cada tres meses.Para evitar gengivite e periodontite.
Para fazer cirurgias o paciente precisa estar compensado, com as taxas de glicemia dentro da normalidade. Sempre é importante o Dentista estar em contato com o medico responsavel pelo paciente.


                         Previna-se !   Cuide-se !


Sendo uma disfunção metabólica, o Diabetes surge a partir de diversos fatores, pode se devido a obesidade, fatores genéticos, síndrome dos ovários  policísticos e devido ao mal hábito alimentar como uso excessivo de açúcar, refrigerantes e carboidratos
 ( massas e "Fast- Foods ":
( sanduíches ). 
Falta de exercícios físicos (sedentarismo).  
Pré-disposição genética, segundo alguns autores.
Após algum tempo a pessoa com diabetes apresenta disfunções oculares(retinopatia diabética) disfunções renais,problemas circulatórios (podendo ocorrer amputação de membros) problemas cardíacos podendo levar a óbito.

Existem dois tipos de Diabetes: Tipo 01 e Tipo 2.
O Tipo 1 ocorre quando o paciente é insulinodependente, ou seja precisa da insulina diariamente. 
O Tipo 2 ocorre quando o paciente ainda produz insulina no pâncreas, numa quantidade insuficiente, na qual existe uma real necessidade de tomar medicamentos. 
Com o passar dos anos o tipo 2 pode se transformar no tipo 1. 
Existem diversas complicações que podem ocorrer ao longo dos anos como:
Retinopatia diabética: dificuldade para enchergar com a perda parcial ou total da visão.
Distúrbios endócrinos como:  aumento ou perda de peso.Problemas renais. problemas no fígado. Problemas no coração.

Sintomas:
Hálito cetônico.
Ressecamento da pele.
Pés inchados.
Inflamaoes gengivais:  gengivite e periodontite.

Cetoacidose diabética: ocorre quando o nível de acúcar no sangue é tão elevado que o paciente entra em coma.
É um quadro gravíssimo do diabete, podendo levar o paciente a óbito, porque surgem outras complicações como: uma parada cardiorespiratória devido ao desequilíbrio dos íons sódio e potássio, que são indispensáveis para o funcionamento do coração.

Surgimento de escaras, que são feridas que surgem na pele devido ao ressecamento da derme. Que dependendo do grau da ferida podem levar meses para cicatrizar totalmente.     

Conduta profissional:

Quando um paciente diabético chegar ao consultório a primeira pergunta é:
Qual tipo de diabetes você tem?
Qual medicamento você utiliza?
Você é hipertenso?
Há quanto tempo você é diabético?
Seu diabete está controlado?
Você toma algum outro tipo de medicamento?

Então, após análise das respostas o dentista deve solicitar um exame da taxa glicêmica e aferimento da pressão arterial.
Solicitar uma autorização médica para realizar procedimentos como uma cirurgia de exodontia para evitar complicações. Eu sempre faço isso! Se não posso falar com o médico ao telefone, envio uma carta através do paciente.
Utilizar anestésicos sem- vasoconstritor se o paciente for hipertenso.

Suturar com fio reabsorvível, é o ideal.  
 
 

 

Postagens mais visitadas deste blog

CIRURGIA DE EXODONTIA DE RAÍZ RESIDUAL E SISOS: Protocolo cirúrgico

Esse artigo do blog é o mais lido de todos, a nível nacional  e internacional. Acredito que é muito importante as pessoas saberem como é uma cirurgia   de exodontia para adultos e crianças!!! Independente da idade ou do grau do conhecimento do paciente!!!

Sempre é importante solicitar o hemograma completo do paciente, ficha de anamnesepreenchida de forma correta e assinada pelo paciente, da mesma forma o termo de consentimento informado autorizando o profissional a executar o trabalho, seguindo doutrinariamente as técnicas.

O profissional precisa estudar antes a cirurgia, ver o posicionamento do dente, dar uma olhada na anatomia das estruturas envolvidas na cirurgia. Observar o nervo alveolar inferior, o forame mentoniano, a artéria palatina.  

Nunca esquecer do aferimento da pressao do paciente, verificar se o paciente toma algum medicamento controlado, se faz uso de alguma substancia e se tem algum problema de saude, como cardiopatias, diabetes, problemas renais, discrasia sanguinea…

Imperícia, Imprudência e negligência profissional! E agora?

Muitos profissionais já foram processados por agirem de forma negligente, por imperícia ou por imprudência. Jamais um bom profissional pode abandonar um paciente, seja pelo motivo que for; por exemplo no caso de mudança de cidade ele deve informar o paciente e indicar um outro colega. Se o dentista cometer um erro odontológico, ele é responsável por tal ato e vai se comprometer a indenizar o paciente seja por danos morais ou por danos psicológicos, isso quem decide é o juíz do processo. Se um Dentista não faz o tratamento de forma correta seguindo as técnicas doutrinariamente, agindo de má fé, com certeza será condenado a pagar uma boa indenização ao paciente, além disso poderá sofrer outras penalidades no CRO (Conselho Regional de Odontologia ) e CFO (Conselho Federal de Odontologia). Se ocorrerem lesões na boca do paciente, o Dentista também responderá por danos em um processo criminal. Por isso, vale a pena ter cautela, prudência, calma, atenção e habilidade técnica.    Imperícia é quand…